Por:

Saúde a bordo: orientações para viajar de avião

Por Priscilla Caetano*

Viajar de avião se tornou algo bastante comum para a maioria das pessoas. O que antes era símbolo de status, com o passar dos anos se tornou um meio de transporte rápido e cômodo. De um modo geral, viajar de avião costuma ser uma experiência agradável e sem maiores intercorrências.

De todo modo, é sempre bom estar atento a algumas orientações para aproveitar ainda mais a viagem, sem contratempo de saúde:

1) Antes de embarcar, faça um check-up médico para ter certeza que a saúde está em perfeita condição.

2) Escolhido o destino, o primeiro passo é verificar os avisos e as restrições de viagem. Isso traz alertas sobre quaisquer surtos de doenças ou precauções de segurança adicionais.

3) Dependendo do destino, a caderneta de vacinação precisa estar em dia.

4) Se for usar apenas a mala de mão, certifique-se de que ela tenha tudo o que você pode precisar a bordo: medicamentos, formulários de identificação e documentos de viagem.

5) Mantenha-se hidratado. Muitos aeroportos possuem pontos de hidratação. Leve uma garrafa vazia para abastecê-la sempre que preciso.

6) Leve consigo os medicamentos receitados pelo seu médico em quantidade suficiente para toda a viagem.

7) Se tiver alguma condição crônica, leve na sua carteira ou identifique no celular (como contato favorito) o nome e o número do seu médico para casos de emergência.

8) Antes de voar, coma de forma saudável e mantenha-se hidratado.

9) A pressão do ar no avião pode mudar durante o voo. Ela é maior durante a decolagem e o pouso. Nessa hora, mascar chiclete ou comer algo ou beber água ajuda a prevenir a dor de ouvido. Se estiver viajando com um bebê, experimente alimentá-lo ou usar chupeta para estimular a deglutição.

10) Passageiros fumantes, grávidas, acima do peso ou que passaram recentemente por uma cirurgia ou têm doenças cardíacas ou câncer correm maior risco de coágulos sanguíneos ou trombose durante o voo. Converse com o seu médico a respeito dos cuidados que deve tomar.

11) Voar em grandes altitudes deixa o ambiente a bordo muito seco. Por isso é importante se manter hidratado com água.

12) Depois da viagem, se for para o exterior, terá que lidar com o jet lag, quando o relógio biológico do corpo fica fora de sincronia. Para reduzir os efeitos ajuste-se ao novo fuso horário seguindo os horários locais de dormir e comer o mais rapidamente possível.

*Gerente médica da Med Rio Check-up