Por:

Sergipe lidera em empregos para economia criativa

Sergipe registrou o maior crescimento na criação de empregos na economia criativa em 2023, com um aumento de 28%, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho coloca o estado em destaque no cenário nacional.

A pesquisa, analisada pela Fundação Itaú, também revelou que a economia criativa gerou 7,7 milhões de postos de trabalho no Brasil em 2023. Os setores com maior contribuição para esse crescimento foram design (29% de aumento na oferta de vagas), música (24%), desenvolvimento de software e jogos digitais (18%) e gastronomia (16%).

Em Sergipe, a criação de uma política estadual permitiu a participação de empreendedores da economia solidária, gastronomia e artesanato em eventos promovidos ou patrocinados pelo governo. No ano passado, essa medida resultou em uma arrecadação superior a R$ 3 milhões para esses empreendedores, com a expectativa de dobrar esse valor em 2023.

Eventos como o Arraiá do Povo, encerrado em 30 de junho, e a Vila do Forró, que se estenderá até 31 de julho, contaram com a participação de 22 operações entre bares, restaurantes e lanchonetes, 160 vendedores de bebidas, 30 operações de alimentação e mais de 25 operações de drinks, totalizando mais de 200 ambulantes. A Vila do Forró também garantiu um mês adicional de trabalho para 30 artesãos e produtores de alimentos selecionados por edital da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

A programação incluiu ainda uma casa cenográfica para exposição de moda autoral, com a participação de dez estilistas selecionados por edital intermediado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Durante os festejos juninos, quase 400 atrações musicais se apresentaram, sendo que mais de 300 eram artistas sergipanos distribuídos entre os palcos do Arraiá do Povo, Coreto e Barracão Cultural.

Além disso, a gestão estadual promove a capacitação dos trabalhadores do setor alimentício em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Sergipe (Senac/SE), oferecendo cursos de culinária natalina, junina e pascal para garantir que os trabalhadores estejam qualificados para as oportunidades econômicas dos eventos.