Por:

Sergipe lança projeto para unir renda irlandesa e moda

O governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), lançou na terça-feira (09), o projeto "RendaVeste Sergipe - Conexão Artesanato & Moda". Desenvolvido pelo Senai CETIQT, o projeto busca integrar as artesãs de renda irlandesa ao mercado da moda, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e preservando as tradições culturais locais.

A renda irlandesa tem esse nome porque, de fato, originou-se na Irlanda no século 17 e sobrevive agora no Brasil, especialmente com as artesãs de Sergipe, onde foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial em 2019.

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai CETIQT) desempenhará um papel fundamental no projeto. Com experiência em programas de aumento de produtividade na indústria têxtil, o Senai CETIQT será responsável pela formação profissional e prestação de serviços ao longo da implementação do "RendaVeste Sergipe".

O consultor estratégico do Senai CETIQT, Alexandre Bojar explica que o projeto começa com um diagnóstico para entender a realidade das artesãs e as características do artesanato local.

Serão oferecidas duas semanas de oficinas abertas ao público, abordando temas como design, criação e gestão. Em seguida, serão ministradas capacitações em design, modelagem e costura, focadas na criação de projetos de moda a partir da renda irlandesa.

Empresas de moda do estado também participarão do projeto, oferecendo mentoria em aspectos de planejamento de coleção e desenvolvimento de produtos. O processo culminará em um evento vitrine, onde as produções resultantes do período de aprendizado serão compartilhadas com o público.

O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, destaca que o projeto visa fortalecer o talento das rendeiras de Sergipe, agregando valor aos seus produtos e oportunizando a criação de novos itens baseados em design e moda.

A diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana, enfatiza que serão 12 meses de qualificação, permitindo às rendeiras inovar e criar, fortalecendo as competências técnicas dos artesãos sergipanos.

As rendeiras participantes passarão por treinamento intensivo em gestão de negócios, criação de novos produtos, desenvolvimento de marca e abertura de novos mercados. A expectativa é que isso abra novas oportunidades de negócio para as artesãs.

O projeto "RendaVeste Sergipe" faz parte de uma série de ações estratégicas empreendidas pelo governo para o desenvolvimento da renda irlandesa, considerada Patrimônio Histórico e Imaterial de Sergipe. Em junho de 2023, o estado recebeu a visita do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, marcando o início de um intercâmbio comercial e cultural entre Sergipe e a Irlanda.

Uma comitiva oficial de Sergipe visitou Dublin, capital da Irlanda, em novembro de 2023, para fortalecer os laços diplomáticos e promover o artesanato local no mercado internacional.

Em junho de 2024, a renda irlandesa será destaque na maior festa de desenvolvimento econômico e turístico de Sergipe, o Arraiá do Povo.