Por:

Piauí prepara primeira exportação de ferro

O governo do Piauí, através da Investe Piauí e da Companhia Porto Piauí, está atuando com a mineradora Lion Mining e a empresa asiática Rocktree Logistics para realizar a primeira operação de exportação de minério de ferro no Porto de Luís Correia ainda em 2024. A operação teste envolve a transferência de minério de ferro de um barco menor para um navio maior em alto mar, um procedimento conhecido como transshipment.

A Investe Piauí e a Rocktree Logistics assinaram um memorando de entendimento (MoU) durante uma missão internacional em Singapura em março deste ano. Desde então, a Rocktree Logistics tem discutido a viabilidade da operação de transshipment no Piauí. Esse processo permitiria operações eficientes mesmo em portos com calado menor.

Simultaneamente, a Companhia Porto Piauí tem realizado reuniões e visitas à Lion Mining em Piripiri para planejar as operações iniciais no porto. Segundo Maria Cristina Araújo, presidente da companhia, a realização da operação depende de questões burocráticas e das autorizações necessárias de órgãos como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marinha do Brasil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Receita Federal.

Maria Cristina destacou que a operação teste terá duração de seis meses, permitindo ajustes conforme as recomendações dos órgãos fiscalizadores. "Seria um período para implementar e melhorar a operação, garantindo conformidade com as autoridades portuárias quando tivermos todas as licenças definitivas", afirmou.

O diretor-geral da Lion Mining, Jader Fernandes, ressaltou a importância do Porto Piauí para a empresa e para o desenvolvimento do estado. Ele destacou que o transshipment viabilizaria mais operações, reduziria custos de frete e aumentaria a margem de lucro, impactando positivamente a economia local. "O transshipment é algo que desejamos muito, pois viabiliza mais operações, mercados, fretes mais baratos e uma maior margem de lucro. Sem dúvida, o nosso porto impactará em uma grande mudança socioeconômica no estado", explicou.

Com a operação do Porto Piauí, a expectativa é de aumento na produção e geração de empregos. Atualmente, a Lion Mining emprega cerca de 200 colaboradores, sendo 80% de Piripiri e regiões vizinhas. Com a expansão da capacidade produtiva e de escoamento, a empresa poderá contratar até 1.000 profissionais.