Por:

Ceará escolhe operadora para terminal de amônia

Após um processo seletivo de 15 meses, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) selecionou o consórcio Stolthaven Terminals/Global Energy Storage (GES) como a operadora para planejar, projetar, construir e administrar um terminal de amônia verde no complexo. O terminal integrará a infraestrutura compartilhada do complexo, voltada aos produtores de amônia verde que se estabelecerão na região a partir de 2026.

O CIPP é composto pelo Porto do Pecém, uma área industrial e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará, onde as empresas produtoras se instalarão. A administração do complexo é realizada pela CIPP S/A, que concedeu os direitos ao consórcio após um processo de seleção que envolveu diversos fornecedores globais de armazenagem. A próxima fase do projeto inclui o desenvolvimento da engenharia básica do terminal, que será realizado com a colaboração dos produtores de amônia verde e do Complexo do Pecém, antes da assinatura do contrato final com a CIPP S/A.

O presidente da CIPP S/A, Hugo Figueirêdo, destacou que a seleção da Stolthaven Terminals marca uma etapa importante para a concretização do Hub de Hidrogênio Verde do Pecém. Segundo ele, a meta é cumprir o cronograma de planejamento e tornar o projeto uma realidade, com impactos significativos para o estado do Ceará.

O terminal de amônia verde será fundamental para a produção de hidrogênio verde e a exportação desse recurso na forma de amônia verde. A infraestrutura permitirá que os mercados acessem uma das fontes mais competitivas de energia renovável. O Porto do Pecém, em parceria com o Porto de Roterdã, formará a rota de exportação/importação de hidrogênio verde mais próxima entre a América do Sul e a Europa. A produção estimada de hidrogênio verde no complexo deve atingir 1 milhão de toneladas anuais até 2030, potencialmente atendendo a 25% da demanda de importação de Roterdã.

"Meus agradecimentos à CIPP S/A por declarar a Stolthaven Terminals e a GES como vencedores da seleção. Estamos ansiosos para trabalhar com a GES, a CIPP S/A e nossos futuros clientes no desenvolvimento de um terminal de classe mundial que será parte integrante da transição energética", destaca Guy Bessant, presidente da Stolthaven Terminals.

Em 2023, a Stolthaven Terminals e a GES concordaram em formar uma parceria para desenvolver e operar um terminal de exportação de hidrogênio verde e seus derivados.