Por:

Projeto qualifica jovens socioeducandos

O projeto 'Plantando Sonhos, Colhendo Vida' qualificará 180 jovens custodiados nas unidades da Fundação da Criança e Adolescente (Fundac) com cursos profissionalizantes e oficinas, visando à reinserção social desses jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Com investimento de R$ 498.624 do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o projeto é realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Fundac e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Cidadania e Vida - Comvida.

A solenidade de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (10) no Espaço Crescer (Setre), com a assinatura do termo de cooperação entre as entidades envolvidas. A cerimônia contou com apresentação musical de jovens da Fundac, que tocaram flauta doce e zabumba, acompanhados por um violonista, executando músicas de Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Djavan.

O projeto oferece cursos como Manutenção de Computadores, Culturas Digitais, Mobilização de Redes Sociais, Garçom e Garçonete, Estamparia e Silkscreen, Barbeiro, Cabeleireiro e Maquiagem. As oficinas incluem Artes Manuais e Pintura em Tela, Poesia (cordel) e Música (violão). Ao final dos cursos, os participantes receberão equipamentos ou kits profissionais.

Inicialmente, o projeto será implementado nas unidades da Fundac em Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista, com planos de expansão. O secretário Davidson Magalhães destacou que a violência não será resolvida apenas com armas ou polícia, mas com políticas sociais. Ele enfatizou a importância de qualificação profissional como instrumento de reinserção social e mencionou a discussão de um projeto para priorizar vagas no SineBahia para esses jovens.