Por:

Sergipe avança com protocolo para TEA

Sergipe lançou nesta quarta-feira (17), o segundo protocolo clínico para tratamento do comportamento agressivo em pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Memorial de Sergipe. O Estado, que se destaca nacionalmente pela implantação da Política Estadual da Cannabis, segue com esforços para ampliar o acesso a tratamentos com produtos derivados de cannabis spp.

O primeiro protocolo, introduzido em dezembro de 2023, beneficiou mais de 50 pacientes com epilepsia refratária, incluindo aqueles com síndromes específicas como a de Dravet e Lennox-Gastaut. Estes pacientes receberam atendimento médico e orientação nutricional através do Núcleo de Atendimento em Terapias Especializadas (Nate).

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destacou que o novo protocolo se destina a pacientes com comportamento agressivo no TEA e integra o Sistema Único de Saúde (SUS). "A política inovadora do Estado visa melhorar o acesso aos produtos derivados de cannabis, e o Nate oferece um atendimento integral com uma equipe qualificada", afirmou o secretário.

Durante o evento, o Transtorno do Espectro Autista foi descrito como uma condição neuropsiquiátrica complexa que afeta o desenvolvimento social e comportamental. A assinatura do protocolo visa a ampliação do acesso ao tratamento para um número maior de pacientes, conforme destacou Carolina Teixeira, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Sergipe).

Para obter o tratamento, pacientes com mais de cinco anos e comportamento agressivo devem ser encaminhados por um médico especialista, utilizando uma ficha de encaminhamento padronizada. O processo inclui o preenchimento de um questionário sobre o comportamento agressivo, e não exige exames laboratoriais. Após a triagem, o paciente será cadastrado no Centro de Atenção à Saúde (Case).