Por:

Games recriam lutas da independência baiana

Jogadores exploram momentos históricos da independência da Bahia de forma imersiva | Foto: Ascom/Secti

Pesquisadores baianos estão desenvolvendo games imersivos que permitem ao público vivenciar episódios históricos da luta pela independência da Bahia no Metaverso. Financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), esses jogos serão apresentados na próxima terça-feira (23), às 10h, no Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro, durante o evento "Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade".

Com investimento de R$ 4 milhões, os jogos são divididos em seis capítulos que reconstroem cronologicamente momentos importantes da independência. O primeiro capítulo revisita a história da Junta Administrativa, de 12 de fevereiro de 1822. Os episódios seguintes incluem o Convento da Lapa (19 de fevereiro de 1822), a Imersão na História da Independência (25 de junho de 1822), a Batalha de Pirajá (8 de novembro de 1822), a Batalha de Itaparica (7 de janeiro de 1823) e "Viva a Independência da Bahia" (2 de julho de 1823).

Os jogos foram criados por equipes multidisciplinares compostas por professores, pesquisadores e profissionais da área de jogos. Rodrigo Rocha, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), detalha um dos jogos desenvolvidos por seu grupo.

"No nosso jogo, o jogador controla um brasileiro que tenta interceptar uma carta-régia para impedir a posse do português Madeira de Melo como governador de armas", explica Rocha. Outro jogo, desenvolvido pelo grupo do professor Marcio Fiais, do Instituto de Humanidades da Ufba, permite ao usuário viver a perspectiva de Liberata, uma escrava liberta que vende doces no Largo da Lapinha nas semanas que antecedem a chegada do exército libertador.

Além dos jogos, há também um projeto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), coordenado pelo professor Paulo Ambrósio, que oferece uma imersão virtual ao dia 25 de junho, em Cachoeira. Este episódio é apresentado através de uma visita a um museu virtual com imagens, ilustrações e vídeos sobre a luta pela independência do Brasil.

Os episódios estarão disponíveis gratuitamente ao público em um portal online, conforme explica Handerson Leite, diretor geral da Fapesb. "Nosso objetivo é que todo o conteúdo seja acessível aos baianos. Estamos planejando novos editais que podem incluir outros eventos históricos, como a Guerra de Canudos ou a Revolta dos Malês", afirma Leite.