No próximo dia 2 de agosto, o município de Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte, sediará o Dia de Campo sobre a Cultura do Abacaxi. O evento ocorrerá na comunidade Umari pela manhã e, à tarde, no assentamento Ramada IV. A atividade tem como objetivo promover a integração entre técnicos e produtores de abacaxi dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Durante o evento, o pesquisador Rêmulo Carvalho, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), apresentará uma palestra sobre uma nova tecnologia para o controle alternativo da fusariose do abacaxizeiro. A pesquisa desenvolvida por Carvalho inclui o uso de taninos extraídos de árvores cultivadas e um fungicida natural fabricado pela indústria de taninos. A metodologia começou com experimentos com extratos de cascas de plantas antibióticas.
Carvalho destacará dados obtidos tanto em pesquisa laboratorial quanto em campo, incluindo resultados de congressos internacionais realizados nos Estados Unidos, Israel, Ásia, Europa e Brasil. A apresentação também abordará estudos que confirmam a segurança dos taninos em testes com peixes, anfíbios, moluscos e crustáceos, evidenciando a evolução de duas décadas de pesquisa.
Em 2021, a produção de abacaxi representou 50% do valor da fruticultura da Paraíba, que, neste ano, foi responsável por cerca de 17% da produção nacional da fruta, conforme o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene). As cidades de Araçagi, Lagoa de Dentro, Itapororoca, Pedras de Fogo, Santa Rita, Cuité de Mamanguape e Curral de Cima concentram 82% da produção estadual.