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Games imersivos contam Independência da Bahia

Pesquisadores e profissionais da área de games apresentaram, nesta terça-feira (23), protótipos de jogos imersivos que retratam episódios históricos da Independência da Bahia. A apresentação ocorreu durante o evento "Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade", organizado pela Fundação Pedro Calmon, no Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (Ceep), em Santo Amaro.

O evento faz parte das comemorações do bicentenário da Independência do Estado e do lançamento do Edital Metaverso no 2 de Julho, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O edital tem como objetivo estimular o desenvolvimento de realidade aumentada nas instituições de ensino e capacitar professores para utilizarem essa tecnologia em sala de aula.

Os alunos presentes participaram de uma aula imersiva em um ambiente totalmente virtual, explorando seis episódios históricos que narram a luta dos baianos para expulsar os portugueses do território brasileiro. Entre os episódios apresentados estavam: a Junta Administrativa de 12 de fevereiro de 1822; o Convento da Lapa em 19 de fevereiro de 1822; a Imersão na História da Independência em 25 de junho de 1822; a Batalha de Pirajá em 8 de novembro de 1822; a Batalha de Itaparica em 7 de janeiro de 1823; e a celebração da Independência da Bahia em 2 de julho de 1823.

O diretor geral da Fapesb, Handerson Leite destacou que o Metaverso no 2 de Julho busca fomentar a prática da realidade virtual nas escolas e capacitar os professores do estado em parceria com o Instituto Anísio Teixeira. Segundo ele, essa iniciativa visa integrar a tecnologia ao ensino, tornando as aulas mais interativas e atraentes para os alunos.

O Metaverso no 2 de Julho recebeu um investimento de R$ 4 milhões e é parte da estratégia Bahia de Todos os Jogos. A iniciativa é realizada em parceria com as Secretarias de Cultura (Secult), Educação (SEC), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Relações Institucionais (Serin), sob a Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve).

O projeto tem como principal objetivo transformar a maneira como a história é ensinada nas escolas, tornando-a mais acessível e envolvente para os estudantes, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no âmbito educacional.