Parceria entre Sudene e IBGE cria centro inédito

O projeto visa ampliar os dados econômicos e sociais da região

Por

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciaram nesta segunda-feira (29) o lançamento da Casa Brasil Nordeste. Esta iniciativa visa fornecer uma plataforma digital e uma sala interativa, disponibilizando um vasto acervo de informações regionalizadas sobre economia, sociedade e meio ambiente.

Em menos de dois meses após o acordo de cooperação técnica entre as instituições, o projeto já apresenta seus primeiros resultados. A Casa Brasil Nordeste é a primeira expansão do projeto Casa Brasil IBGE, inicialmente apresentado pelo instituto em maio. A unidade fornecerá dados e indicadores da região Nordeste, apoiando o planejamento de políticas públicas e o setor produtivo.

"Historicamente, a Sudene é a referência sobre os aspectos da economia, da sociedade e do meio ambiente da região. O lançamento da Casa Brasil Nordeste retoma esse legado. Primeiro porque nos aproxima ainda mais da sociedade, que passa a entender melhor o impacto do nosso trabalho nos indicadores sociais e econômicos. E em segundo lugar, resgata a tradição da Sudene de produzir análises sobre esses aspectos, que podem ser utilizadas para prestar contas, melhorar nossa gestão e atrair investidores", avaliou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, afirmou que a Casa Brasil Nordeste representa um avanço significativo na disponibilização de informações georreferenciadas e estatísticas. Ele destacou a necessidade de novas perspectivas sobre o Nordeste, enfatizando o potencial da região para impulsionar o crescimento do Brasil.

A Casa Brasil Nordeste será inicialmente lançada em formato digital, abrangendo informações sobre nove macroáreas do IBGE. Uma equipe multidisciplinar composta por geógrafos, estatísticos, economistas e arquitetos da informação será responsável pela curadoria de conteúdo. O público terá acesso a mapas, pesquisas e indicadores socioeconômicos específicos da área de atuação da Sudene, podendo produzir e baixar relatórios detalhados.

Além da plataforma digital, a Casa Brasil Nordeste contará com uma sala interativa na sede da Sudene, localizada no bairro de Boa Viagem. Este espaço será equipado com totens para exibição de conteúdo, oferecendo uma experiência multimídia sobre as dinâmicas sociais e econômicas da região. O objetivo é destacar os potenciais do Nordeste, promovendo-o como um território de oportunidades em áreas como bioeconomia e neoindustrialização.

A parceria entre Sudene e IBGE será discutida em oficinas temáticas. Nesta terça-feira (30), a Sudene coordenará o Grupo de Trabalho 8 (GT) - "Oportunidades do Nordeste na Era Digital" - como parte da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados, organizada pelo IBGE. O grupo debaterá a importância de pesquisas e ações no Nordeste, considerando inovação e tecnologia para o desenvolvimento regional.

O GT 8 contará com a participação de especialistas instituições como a Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE).