Por:

Orientações de como superar o estresse no trabalho e se manter saudável

Por Dra. Priscilla Caetano*

O estresse tornou-se um fator a ser considerado, independente da profissão ou idade que se tenha. Mesmo quem trabalha em algo que gosta muito pode sentir, eventualmente, exaustão física e mental diante da pressão dos afazeres, de colegas ou deadlines. Certa dose de estresse pode ser motivador e contribuir para conquistar bons resultados no trabalho.

Porém, quando se torna constante, o estresse traz sérios prejuízos à saúde, como alterações cardiovasculares, lesões musculares, enfraquecimento do sistema imunológico, insônia, ansiedade, depressão, entre outros transtornos. É fundamental fazer ajustes na rotina e realizar um check-up médico completo, que permitirá identificar se o indivíduo está sob estresse ocupacional. Se for o caso, a melhor forma de se proteger é corrigir fatores de risco à saúde.

Embora as causas do estresse ocupacional variem de pessoa para pessoa, os sinais comuns de exaustão são dores de cabeça e musculares frequentes, má digestão, dificuldade de dormir, irritabilidade, insatisfação com a rotina, negatividade constante, aflição, tristeza e problemas de relacionamentos.

Confira algumas dicas de como proceder para reverter o quadro de estresse.

1) Dê um tempo: se estiver estressado ou tenso no trabalho, faça uma pausa. Mesmo que pequena, ela é capaz de aliviar a mente.

2) Anote as suas tarefas: isso ajuda a compreender melhor o que se espera de você e proporciona uma maior sensação de controle das suas atividades.

3) Estabeleça metas razoáveis: não assuma trabalho além do que pode dar conta.

4) Organize-se: comece todos os dias criando uma lista de tarefas. Classifique esses afazeres em ordem de importância.

5) Gerencie o uso de tecnologia: celulares e e-mail podem dificultar a desconexão do trabalho.

6) Avalie suas condições de trabalho: se forem desconfortáveis, comunique ao seu superior ou ao RH para resolver. Se o trabalho exige tanto tempo e esforço a ponto de se sentir sem energia para curtir a vida com a família e os amigos, o esgotamento virá rapidamente.

7) Faça coisas que dão prazer: reserve um tempo na sua semana para atividades prazerosas, seja se exercitar, ler, assistir a um filme... O equilíbrio das obrigações com o prazer é crucial.

8) Aproveite o tempo livre: não abra mão de sair de férias ou tirar folgas.

Saúde é prevenção!

*Gerente médica da Med Rio Check-up