As cem escolas públicas com o melhor desempenho educacional nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) são todas da região Nordeste do Brasil, conforme os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, apresentados nesta quarta-feira (14). O Ceará concentra a maioria dessas unidades, com 67 escolas, seguido por Alagoas, com 32, e Pernambuco, com uma. O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação no país.
Entre as 100 escolas com os melhores resultados, 21 atingiram a nota máxima no Ideb, que varia de 0 a 10. Cinco dessas unidades estão localizadas em Sobral (CE), enquanto Mucambo, Pires Ferreira e Cruz, também no Ceará, e Coruripe (AL) possuem duas escolas cada com a média 10. O desempenho médio dessas instituições é significativamente superior ao das escolas particulares do Brasil, que alcançaram uma média de 7,2.
O resultado consolidado do Ideb 2023 mostrou que a média nacional para os anos iniciais do ensino fundamental foi de 6, atingindo a meta projetada para 2021. Nas escolas públicas, a média foi de 5,7, ligeiramente abaixo do objetivo de 5,8. Os estados do Ceará, Alagoas e Pernambuco, que lideram os resultados nessa etapa de ensino, adotam políticas educacionais similares, baseadas em um sistema de colaboração entre estado e municípios, adaptação de experiências bem-sucedidas e uma reação pedagógica diante dos resultados dos índices educacionais.
A política de colaboração que impulsionou o sucesso das escolas do Ceará começou em 2007 com o Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa). Esse programa é apontado como um dos principais responsáveis pelos avanços educacionais no estado e foi replicado em outras redes de ensino.
Além disso, a criação do ICMS Educacional no Ceará, que distribui ao menos 10% da cota municipal do ICMS com base em indicadores de melhoria na aprendizagem e equidade, foi outro fator crucial para os bons resultados. A iniciativa serviu de inspiração para mudanças na lei do Novo Fundeb.
Ideb
O Ideb, criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em 2007, é o indicador utilizado para medir a qualidade do aprendizado nas escolas brasileiras e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é calculado para cada escola, município e estado, além de apresentar médias nacionais.