Por:

Seminário debate história africana

O Seminário da Diáspora Africana nas Américas, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), teve sua abertura realizada nesta segunda-feira (19) na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Salvador. O evento é preparatório para a Conferência da Diáspora Africana, marcada para o final de agosto na capital baiana.

O secretário interino de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Raimundo Nascimento, destacou a responsabilidade do poder público na criação e implementação de políticas que atendam às demandas da comunidade negra. Ele ressaltou a importância do seminário como uma preparação para a conferência, que ocorrerá entre 29 e 31 de agosto em Salvador, cidade com a maior população afrodescendente da diáspora. Nascimento frisou a necessidade de aprofundar debates sobre memória, verdade, e reparação histórica dos danos causados pela escravidão, além de abordar o apagamento da contribuição em diversas áreas, como ciência, arte, e cultura.

A Conferência tem como objetivo fortalecer as conexões das raízes africanas pelo mundo e fomentar um diálogo mais amplo entre todos os representantes governamentais. A Conferência tem como objetivo fortalecer as conexões das raízes africanas pelo mundo e fomentar um diálogo mais amplo entre representantes governamentais e da sociedade civil dos países da União African.

Especialistas, acadêmicos, agentes culturais e representantes dos setores público e privado se reunirão em Salvador para discutir temas como pan-africanismo, memória e restituição, reparação. A conferência também será uma etapa preparatória para o Congresso Pan-Africano, que acontecerá no Togo até outubro".