A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Bahia adquiriu 47 mil pacotes de absorventes descartáveis para distribuição em organizações sociais e centros de atendimento a mulheres. A ação faz parte do Programa Dignidade Menstrual, que visa atender pessoas que menstruam e se encontram em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com Neusa Cadore, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, a distribuição dos absorventes é uma medida essencial para promover a equidade de gênero e combater a pobreza menstrual. Cadore destacou que garantir o acesso a absorventes é uma forma de assegurar direitos básicos e dignidade menstrual às mulheres e meninas.
O Programa Dignidade Menstrual na Bahia é composto por uma série de ações, desenvolvidas em parceria com diversas secretarias estaduais. Além disso, o programa se integra a iniciativas federais, como o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que promove a distribuição gratuita de absorventes em farmácias populares. No estado da Bahia, 1.196 farmácias populares, distribuídas em 339 municípios, estão cadastradas para participar desse programa.
Cerca de 2,5 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com idades entre 10 e 49 anos, são elegíveis para retirar absorventes gratuitos nas farmácias habilitadas. Para ter acesso ao benefício, é necessário atender a critérios específicos, como estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda mensal de até R$ 218,00, ser estudante de baixa renda da rede pública ou estar em situação de rua. Os beneficiários devem apresentar um documento de identificação e uma autorização emitida pelo app "Meu SUS", através da nova versão do Conecte SUS.