Artesãos da Paraíba são destaque no RJ
O Programa do Artesanato Paraibano (PAP), ligado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), em parceria com o Sebrae-PB, viabilizou a participação dos artesãos paraibanos na primeira edição da Tiradentes Julina. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de julho no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro.
A Tiradentes Julina é um evento voltado à comercialização do artesanato regional de diversos estados brasileiros, além de incluir comidas típicas e atrações culturais variadas. A Paraíba apresentou uma diversidade de tipologias artesanais, como couro (município de Cabeceiras), labirinto (Juarez Távora), madeira (João Pessoa) e escamas de peixes, mariscos e conchas (Cabedelo). A gastronomia paraibana também esteve presente com biscoitos, licores, doces e derivados do mel de abelha.
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, destacou o apoio do Governo na participação dos artesãos no evento. Ela ressaltou a importância do Rio de Janeiro na divulgação de qualquer segmento, especialmente o artesanato paraibano. Técnicos do PAP foram enviados para orientar os artesãos e foi montada uma logística para transportar o material até o Rio de Janeiro.
No campo das apresentações culturais, a Paraíba também teve destaque. A Orquestra Sanfônica do Coletivo Balaio Nordeste fez duas apresentações, e as danças folclóricas do Quilombo Caiana dos Crioulos, do município de Alagoa Grande, no Agreste paraibano, também foram bem recebidas.
Cinco artesãos participaram da Tiradentes Julina. Além deles, Camila Tavares representou a gastronomia paraibana e relatou sucesso na venda de seus produtos, mencionando que esgotou todos os biscoitos e outros produtos da Bodega Paraibana.