Como reduzir o consumo de açúcar e ter mais saúde?
Por Dra. Priscilla Caetano*
Desde criança, somos habituados a comer alimentos adocicados. De fato, o organismo precisa de um tipo de açúcar, chamado glicose. Ela é a principal fonte de energia do corpo e cujo nível é controlado pelo hormônio insulina, produzido no pâncreas. O problema é quando se exagera no consumo de doces e outras formas de carboidratos. Segundo o levantamento Pesquisas de Orçamentos Familiares, do IBGE, 85,4% da população brasileira adiciona açúcar a comidas e bebidas — até mesmo nas que prescindem de açúcar extra, como café e chá.
Por dia, cada brasileiro, consome, em média, 18 colheres de chá do açúcar (cerca de 80g de açúcar/dia), sendo que o limite máximo aconselhado pela Organização Mundial da Saúde para um adulto é de 12 colheres. Desse total, 64% correspondem aos açúcares adicionados aos alimentos e bebidas.
Veja a seguir algumas orientações de como reduzir o consumo de açúcar, sem renunciar ao prazer de comer e à saúde.
1) Prefira sempre produtos in natura ou minimamente processados.
2) Não adicione açúcar às bebidas ou reduza, gradativamente, a quantidade e evite substituir o açúcar por adoçantes artificiais ou naturais.
3) Troque doces por frutas frescas, sem exagero.
4) Diminua o açúcar nas suas receitas.
5) Para realçar o sabor de certos pratos, experimente baunilha, canela ou noz-moscada;
6) Use frutas para comer com cereais e panquecas, em vez de xaropes ou outras coberturas doces.
7) Se não tiver como resistir a um doce, prefira comer pequena quantidade após alguma refeição.
8) A melhor estratégia é ter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática diária de atividade física, sono reparador,redução do consumo de álcool e controle do estresse.
9) Observe o seu hábito. Episódios de compulsão, depressão e ansiedade levam a pessoa a buscar uma compensação através de uma ingestão calórica excessiva. E o açúcar traz saciedade e satisfação.
10) Na hora das compras, preste atenção nos rótulos de ingredientes. O açúcar adicionado pode aparecer com qualquer palavra terminada em "- ose", o seu sufixo químico.
11) Pesquisas sugerem que o sabor dos adoçantes artificiais de baixas calorias pode levar a uma "ânsia por doces". Isso, por sua vez, pode levar a comer demais. Assim, evite.
12) Experimente versões mais saudáveis dos seus doces preferidos, como chocolate amargo, por exemplo.
Saúde é prevenção!
*Gerente médica da Med Rio Check-up