Pesquisa maranhense ganha prêmio

Por

"Biometria de três espécies de peixes da ictiofauna do médio rio Tocantins em Imperatriz, Maranhão, Brasil". Esse é tema da pesquisa de Leticia Almeida Barbosa, que teve a orientação do professor doutor Diego Carvalho Viana, fruto do curso de mestrado em Ciência Animal, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A pesquisa foi uma das agraciadas no VII Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da Uema.

A pesquisa focou na caracterização das espécies Triportheus angulatus, Psectrogaster amazonica e Pellona castelnaena através de análise estatística. O objetivo é fornecer dados que auxiliarão na avaliação dos impactos ambientais na biologia reprodutiva e na economia local, considerando que esses peixes são importantes para o comércio da região. As coletas ocorreram ao longo de um ano em Beira Rio, Cacauzinho e Embiral, com apoio de pescadores locais, e as amostras foram analisadas no Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LabGeM) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

"Este tema surgiu quando observamos a necessidade da caracterização e conhecimento de algumas das espécies mais comuns na Região Tocantina do Maranhão, considerando que o rio onde elas se reproduzem no momento passa por mudanças oriundas de fatores climáticos e antrópicos", explicou Letícia.

Os resultados mostraram variações e correlações significativas na morfometria das espécies, além de diferenças nos caracteres analisados. Letícia ressaltou a importância dos estudos sobre sexo e idade dos peixes para reforçar práticas de manejo e preservação. A pesquisa também evidenciou a preocupação dos pescadores com a poluição e seu impacto na economia local.

O professor Diego destacou a relevância do estudo para a compreensão da biodiversidade e da saúde dos ecossistemas aquáticos.