Sergipano ganha medalha em Olimpíada de Ciências
Lício Juliano disputa vaga para representar o Brasil no exterior
O estudante Lício Juliano, do Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, Sergipe, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC). Com o resultado, ele foi selecionado para representar o estado e o Brasil na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO), que será realizada em Bucareste, na Romênia. Lício fará a prova final da fase nacional em Fortaleza, Ceará, no dia 8 de setembro, junto com outros medalhistas de todo o país.
A Olimpíada Brasileira de Ciências é uma competição de alto nível, onde estudantes são avaliados em química, física e biologia. As questões da prova são semelhantes às de vestibulares, exigindo conhecimentos aprofundados em todo o conteúdo do ensino médio. A participação é limitada a estudantes com até 15 anos de idade. A prova consiste em 45 questões, sendo 15 de cada disciplina.
A correção das provas é realizada pelo comitê científico da OBC e a revisão das notas é efetuada mediante discussão entre a banca corretora e os líderes das delegações. Os alunos que estiveram entre os dez melhores ganham medalha de ouro, os 20 seguintes ganham medalha de prata e mais 30, a medalha de bronze.
De acordo com o diretor do Centro de Excelência Abdias Bezerra, José Gilton, a unidade de ensino criou uma metodologia para incentivar os alunos a participarem de eventos científicos, formando times olímpicos de acordo com as áreas do conhecimento. "Como gestão, estamos dando todo o apoio à participação dos alunos e nessa olimpíada fomos destaque. Lício Juliano foi classificado na primeira fase; assim que ele fez a prova, ganhou medalha de prata e foi selecionado para fazer a prova em Fortaleza, onde vai competir com os melhores. Estamos muito felizes com a participação de nossos alunos nas olimpíadas", detalhou.
A professora de Biologia e orientadora do estudante, Suzaneide Oliveira, demonstrou sua animação em saber que o aluno pode representar a escola em Bucareste. "O aluno Juliano está muito animado com a participação dele na olimpíada. Estamos orientando e torcendo para que a prova ocorra bem e que ele represente Sergipe e o Brasil na Romênia", disse.
"Quando eu conheci a olimpíada, me senti desafiado, mas percebi que essa seria uma grande oportunidade de me destacar. Com muito estudo e com a ajuda dos meus professores, eu tive um ótimo desempenho na primeira e segunda fases da olimpíada", destacou o estudante Lício Juliano.