Por:

Lula e João Azevêdo anunciam investimentos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador João Azevêdo inauguraram na última sexta-feira (30) mais uma etapa do Canal Acauã-Araçagi. A cerimônia de inauguração do Lote 2 do canal ocorreu às 10h no município de Riachão do Poço. Posteriormente, às 11h45, os gestores se deslocaram para João Pessoa, onde no Teatro Pedra do Reino, localizado no Centro de Convenções, foi realizada uma solenidade para anunciar novos investimentos do governo federal na Paraíba.

O Lote 2 do Canal Acauã-Araçagi, cuja obra recebeu um investimento de R$ 715 milhões, será inaugurado com um sobrevoo de 52 quilômetros de extensão. Após o sobrevoo, haverá a abertura da válvula dispersora na derivação para o rio Ipanema, afluente do rio Gurinhém, em Riachão do Poço.

O Canal Acauã-Araçagi é um projeto estrutural em implementação pelo Governo Federal em parceria com o Governo da Paraíba. O empreendimento visa o aproveitamento de águas interiores e a transposição de águas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), através do Eixo Leste. Durante a visita, será acionada a válvula dispersora para liberar água do Lote 1 do Canal para o rio, com o objetivo de perenizar três assentamentos do Incra: Chico Mendes, 21 de Abril e Padre Higino. O investimento total nos dois lotes do canal ultrapassa R$ 1,2 bilhão.

Sobre a obra do Canal

O Sistema Adutor do Canal Acauã-Araçagi é dividido em três lotes: 1, 2 e 3. O projeto visa fornecer água potável para mais de 40 municípios, garantindo abastecimento contínuo, principalmente durante o período seco. A obra atenderá uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, beneficiando mais de 600 mil habitantes. A captação de água ocorre na Barragem de Acauã, localizada em Itatuba, no sul do Estado. O sistema adutor segue em direção ao norte, desaguando na Barragem de Araçagi, no Rio Mamanguape. Durante o percurso, o sistema atravessa as bacias dos rios Gurinhém e Miriri, integrando-as e promovendo a implantação das obras do empreendimento.O projeto do Canal Acauã-Araçagi totaliza 109,10 km. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial.