No inicio desta semana, o Fórum Nordeste reuniu líderes nacionais dos setores sucroenergético e de bioenergia, juntamente com autoridades da República. O evento contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, assim como a da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e do prefeito do Recife, João Campos. Além deles, outros membros dos poderes executivo e legislativo também participaram do evento. Esse foi o primeiro encontro do setor sucroenergético em destaque desde o lançamento da Política Nacional de Transição Energética (PNTE) pelo Governo Federal. Embora a pauta do Fórum Nordeste seja mais abrangente, a transição energética será um dos principais temas discutidos.
Os painéis abordaram o potencial do Brasil na descarbonização, a eletrificação da economia, o papel do gás na transição energética, a economia de baixo carbono e as estratégias do setor sucroenergético, que movimenta dezenas de bilhões de dólares. No anúncio da PNTE, em 26 de agosto, as estimativas oficiais apontaram para R$ 2 trilhões em novos investimentos no setor. Em sua 13ª edição, o Fórum Nordeste 2024 contou com seis painéis, reunindo palestrantes e mediadores especializados em temas cruciais para a economia do setor. As apresentações discutiram a reforma tributária no ambiente de negócios, estratégias de descarbonização e desenvolvimento local, eletrificação da economia e mercado livre, o potencial do Brasil na transição energética, o papel do gás como agente dessa transição e os avanços da economia de baixo carbono.
Debates
Cada painel contou com convidados em destaque. O secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda Bernard Appy que foi a voz de abertura a falou sobre as mudanças que podem transformar o imposto em um indutor da descarbonização da economia. O vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis, João Irineu Medeiros, foi o palestrante do segundo painel: "Estratégias de descarbonização e desenvolvimento local". Sua apresentação foi a voz de uma das mais destacadas montadoras de veículos do país.