Por:

Sergipe avança na criação de zona de exportaçãos

As tratativas em torno da recriação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Sergipe seguem avançando. Gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e de sua unidade vinculada, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Sedetec), estiveram em reunião com a Associação Nacional das ZPEs (Abrazpe). O encontro ocorreu em Campinas, São Paulo, na última semana.

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior. Tratam-se de espaços onde mercadorias podem ser importadas, armazenadas, manipuladas, fabricadas ou alteradas e, posteriormente, reexportadas, sob um regime aduaneiro específico e frequentemente isento de impostos aduaneiros. Essas zonas geralmente estão situadas em torno de portos, aeroportos e outras estruturas que oferecem vantagens geográficas.

O presidente da Abrazpe, Helson Cavalcante Braga, contextualizou a implantação da estrutura a partir da Lei Federal 14.184/2021, conhecida como marco legal das ZPEs. "Acompanhei o histórico da ZPE de Sergipe e, agora, reiniciando o projeto, temos como vantagem o fato de a legislação atual ser menos restritiva.

Além de criar e orientar a ZPE de Sergipe, a Abrazpe se compromete a trazer empresários para que se instalem no espaço. Vamos encaminhar propostas e, em breve, faremos uma visita in loco na área de instalação. Estamos criando todas as condições tributárias, cambiais e administrativas para este que promete ser um dos maiores projetos de desenvolvimento para Sergipe nos próximos anos", afirmou.

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, salienta que a ZPE potencializa a capacidade de atração de investimentos para o estado. "A Zona de Processamento de Exportação fortalece nossa posição no mercado global, oferecendo um ambiente mais competitivo para empresas e promovendo a geração de empregos de qualidade. Com ela, criamos um pólo de desenvolvimento industrial", frisou. O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, considera que a ZPE é um estímulo à indústria e à inovação em Sergipe. "Estamos investindo no futuro de nosso estado, oferecendo infraestrutura de ponta e incentivos que farão com que nossa economia se expanda e se diversifique. Esta é uma oportunidade única para transformar Sergipe em um centro de excelência industrial e exportador", pontuou.