Por:

Desmatamento em Sergipe em pauta

Ao longo da semana, a 'Operação Mata Atlântica em Pé' fiscalizou 28 imóveis em 14 municípios de Sergipe. Durante a ação, as equipes confirmaram a ocorrência de atividades predatórias em todos os 22 alvos previamente sinalizados. O objetivo da operação é identificar áreas da Mata Atlântica que foram desmatadas ilegalmente, além de interromper as atividades ilícitas e responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal. A etapa de fiscalização continuará na próxima semana.

A operação está sendo conduzida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), em colaboração com a Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAm). As fiscalizações ocorreram nas cidades de Capela, Aquidabã, Divina Pastora, Estância, Indiaroba, Itaporanga d'Ajuda, Japoatã, Malhador, Neópolis, Pacatuba, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhy, Santa Rosa de Lima e Santo Amaro das Brotas.

Esta operação é realizada anualmente e está em sua sétima edição, abrangendo simultaneamente os 17 estados que possuem cobertura do bioma da Mata Atlântica. Neste ano, a coordenação está a cargo do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

A 'Operação Mata Atlântica em Pé' busca não apenas identificar e coibir o desmatamento, mas também promover a preservação das áreas de vegetação nativa, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental na região.

A continuidade da fiscalização é fundamental para a proteção do bioma e para a responsabilização dos responsáveis por ações ilegais.