Por:

Pernambuco passará por calor intenso

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou na última quarta-feira o prognóstico climático para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. O relatório aponta que o próximo trimestre, que engloba quase toda a primavera, será mais seco e quente em Pernambuco, confirmando as previsões anteriores.

As estimativas indicam chuvas abaixo da média histórica em todas as regiões do Estado, além de temperaturas superiores ao normal. Na Região Metropolitana do Recife, a previsão de precipitação é de 49,1 mm em outubro, 38,4 mm em novembro e 56,2 mm em dezembro. A Zona da Mata também deverá enfrentar um período de baixa precipitação.

A expectativa para outubro é de 27,7 mm, seguido de 26,3 mm em novembro e 37,1 mm em dezembro. Esses números são quase idênticos às médias históricas da região, que são de 27,8 mm, 26,3 mm e 37,2 mm, respectivamente.

No Agreste, o trimestre deve seguir a tendência de menor quantidade de chuvas. A previsão é de 17,8 mm em outubro, 16,6 mm em novembro e 28,0 mm em dezembro, levemente inferiores à climatologia da região, que apresenta médias de 17,9 mm, 16,8 mm e 28,5 mm para os mesmos meses. Para o Sertão, a Apac estima acumulados de 12,1 mm em outubro, 26,6 mm em novembro e 48,3 mm em dezembro.

A média histórica do Sertão é de 12,2 mm, 25,1 mm e 45,4 mm, respectivamente, o que indica que essa região também deverá apresentar uma ligeira redução nos índices pluviométricos, com uma previsão de chuvas abaixo do esperado para o final do ano. Esses dados confirmam um cenário de pouca variação em relação às médias históricas de precipitação, com leve redução das chuvas em algumas regiões do Estado.