Banco do Nordeste foca em inclusão

Por

O Banco do Nordeste (BNB) formalizou na última semana, sua adesão ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais. O protocolo de intenções foi assinado em Brasília, como parte de uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A solenidade contou com a participação de representantes das estatais, incluindo a diretora de Administração do BNB, Ana Teresa de Carvalho, que destacou o compromisso da instituição com políticas inclusivas.

O pacto busca estimular as empresas públicas a aprimorarem suas políticas internas de inclusão e equidade. Segundo Ana Teresa, a adesão ao pacto reforça o compromisso do Banco do Nordeste em promover ações que reduzam desigualdades e garantam acesso a direitos. "Precisamos intensificar ações que reduzam barreiras enfrentadas por pessoas em razão de raça, gênero, orientação sexual ou condição física. O Banco do Nordeste já tem avançado nesse sentido e, com o pacto, esse compromisso é formalizado", afirmou a diretora.

A iniciativa coordenada pelo MGI visa não apenas à promoção de ações afirmativas dentro das estatais, mas também ao compartilhamento de boas práticas e ao enfrentamento de preconceitos, como racismo, sexismo, capacitismo, etarismo e LGBTQIA fobia. Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, destacou a importância do pacto para a integração dessas pautas nas práticas diárias das empresas públicas.

De acordo com a ministra, é fundamental que essas temáticas estejam presentes na gestão de pessoas e no relacionamento das estatais com fornecedores, clientes e usuários de seus serviços.