Alagoas em prol do Setembro Amarelo

Por

Como parte da programação do Setembro Amarelo, a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas participou do III Fórum Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, realizado nesta terça-feira (24), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, no bairro Poço, em Maceió.

O evento, promovido pelo Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Estado de Alagoas, reuniu representantes das áreas de saúde, educação, assistência social, comunidade acadêmica e sociedade civil.

Presente ao evento, a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, destacou a importância da discussão do tema com a sociedade, de forma clara e aberta. "Existe um tabu social sobre a questão do suicídio, o que impede que as pessoas se informem a respeito e aprendam onde procurar ajuda. Com eventos como este, buscamos trazer debates e informações sempre com o objetivo de valorização da vida e acolhimento das pessoas", destacou.

Para Tereza Cristina, o fórum buscou uma abordagem multiprofissional do assunto, na busca de estimular o debate e a sensibilização em diversas esferas da sociedade. "O suicído ainda é um tópico que carrega em si um grande estigma social. Por isso, é importante que toda a sociedade discuta e aprenda sobre o assunto, afastando preconceitos", lembrou a supervisora.

Em Alagoas, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e do Sistema de Informação sobre Mortalidade, ambos vinculados ao Ministério da Saúde, foram registrados 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos por suicídio durante os meses de janeiro a agosto deste ano.

Em todo o ano passado, o Estado contabilizou 2.581 tentativas de suicídio e 154 óbitos de pessoas que atentaram contra si. Já em 2022, foram 2.214 tentativas e 193 mortes por suicídio.