Por:

Maranhão é 5º em hectares queimados

O Maranhão ocupa a 5ª posição no ranking dos estados com mais hectares queimados, de acordo com o levantamento do MapBiomas. Somente em setembro de 2024, foram devastados mais de 445 mil hectares em diversas regiões, com maior intensidade no sul do estado.

Segundo o levantamento, o Maranhão está atrás de Mato Grosso (3,1 milhões de hectares), Pará (2,9 milhões), Tocantins (1,3 milhões) e Amazonas (583 mil) em termos de área queimada. O aumento nas queimadas acompanha a tendência nacional, que registrou quase metade dos focos de incêndio do ano somente em setembro.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais também indica que o estado registrou mais de 10 mil focos de queimadas ao longo de 2024, sendo 2.543 apenas no mês de setembro. Diante da gravidade, o Corpo de Bombeiros do Maranhão reforçou as operações, mobilizando mais equipes e recursos no combate aos incêndios.

Entre as medidas, destacam-se a criação de aceiros, que são áreas desmatadas para impedir a propagação do fogo, além do monitoramento contínuo das áreas atingidas. A população também tem sido conscientizada sobre a importância de adotar práticas seguras.

Monitoramento

As queimadas no Maranhão são monitoradas em tempo real pelo INPE e outras agências ambientais, fornecendo informações cruciais para as operações de combate. No Brasil, os municípios com maiores áreas queimadas incluem São Félix do Xingu (PA), com 786 mil hectares, Altamira (PA), com 365 mil hectares, e Ourilândia do Norte (PA), com 318 mil hectares.