Eduardo Braide, do PSD, é reeleito prefeito de São Luís
O resultado foi confirmado com 79,02% da apuração, às 18h27
Eduardo Braide, do PSD, foi reeleito prefeito de São Luís no domingo (6), durante o primeiro turno, para um novo mandato de quatro anos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 79,02% das urnas apuradas às 18h27. A vice-prefeita reeleita na chapa é a Professora Esmênia. Esta é a segunda vez que Braide ocupa um cargo público no executivo. O plano de governo de Eduardo Braide, que conta com 11 páginas, apresenta propostas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, transporte público e mobilidade urbana. O prefeito reeleito organizou suas propostas em três eixos: Cidade Mais Humana, Cidade Mais Inteligente e Cidade Mais Sustentável.
Entre as iniciativas propostas por Braide estão a construção de uma Maternidade Municipal em parceria com o Governo Federal e a criação de novas Unidades Básicas de Saúde. Outras propostas incluem a criação de um Núcleo Especializado em Diagnóstico Precoce e Tratamento para crianças neurodiversas no Hospital da Criança, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, além da implantação da Telemedicina e um aplicativo para facilitar a marcação de consultas e exames.
Braide também propõe ampliar o Espaço da Mulher, oferecendo acesso a um conjunto integrado de ações visando seu empoderamento econômico, político e social. Ele sugere a construção de mais ciclovias e ciclofaixas interligadas a outros modais de transporte, além da renovação e ampliação da frota de ônibus do transporte público. O plano inclui ainda a instalação de um sistema de câmeras inteligentes em pontos estratégicos da cidade e a criação do Museu Nacional do Azulejo, com o objetivo de preservar e promover a arte e a história do azulejo, fortalecendo o turismo cultural.
Eduardo Braide, 48 anos, é natural de São Luís e possui formação em Direito. Ele está em seu primeiro mandato como prefeito e foi reeleito neste domingo. Anteriormente, Braide atuou como diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís. Ele foi deputado estadual de 2010 a 2014 e de 2015 a 2018, além de ter exercido o cargo de deputado federal por dois anos até assumir a prefeitura.