RN destaca combate à corrupção no G20

Em agenda no G20, governo do Estado mostra avanços

Por

O Rio Grande do Norte é palco de uma agenda global para definir estratégias de combate à corrupção. Ao lado do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, a governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (24), no Hotel Serhs, Via Costeira, da reunião ministerial do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20, composto por delegações de 20 países e baseado nos princípios da Convenção das Nações Unidas. O encontro oferece uma oportunidade para o Brasil e o Rio Grande do Norte apresentarem suas práticas de integridade pública. O evento, que começou na segunda-feira (21) e se encerrou na quinta (25), discutiu as prioridades dos países participantes no fortalecimento de mecanismos de transparência, integridade e responsabilização, tanto no setor público quanto no privado. Entre os países presentes estão delegações de Portugal, Argentina, França, Suíça, Austrália, Espanha, além da União Europeia e de nações africanas e asiáticas. O Grupo de Trabalho Anticorrupção, criado pela CGU, busca avançar na justiça social e na redução das desigualdades, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante o encontro, foi elaborado o Plano de Ação 2025-2027, que definirá diretrizes para futuras iniciativas no combate à corrupção. Durante a reunião a governadora participou de uma entrevista coletiva para a imprensa local, dentro do Programa Kids 20 com alunos das escolas Alfredo Pegado (Mãe Luiza, Natal), Escola Maria Fernandes (Parnamirim) e Escola Emília de Rodat (Carnaúba dos Dantas) que lançaram questões acerca do papel da governança pública no enfrentamento à corrupção.

Em seu discurso oficial, Fátima Bezerra assinalou os avanços do Governo Federal para o combate aos crimes de corrupção: "O Brasil tem avançado no combate à corrupção, criando um ambiente de negócios mais íntegro, que favorece o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades. Esse esforço é um passo decisivo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e combater a fome e a pobreza". A governadora ressaltou ainda as ações do Governo do Estado na agenda debatida: "No Rio Grande do Norte, estamos comprometidos com este tema. Desde 2019, investimos no fortalecimento do nosso sistema, com a criação do Complexo Anticorrupção, e mais recentemente com a implementação do Programa de Integridade e Compliance. Todas as nossas secretarias estaduais estão engajadas na implementação desse programa", frisou.

A chefe do executivo acrescentou ainda que o Governo do Estado na atual gestão, reestruturou a Controladoria Geral do Estado, implementou um complexo anticorrupção, regulamentou o Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, implantou o Programa Juventude no Controle, além de ampliar parcerias com a CGU.