Governo investe milhões em moradias
O Ministério das Cidades aprovou a construção de 4.036 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, com investimentos federais de R$ 612,6 milhões. A portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU), beneficiará mais de 16 mil pessoas em 21 municípios, abrangendo oito estados, com foco especial no Nordeste.
No total, até julho deste ano, o governo contratou 900 mil moradias, com investimentos que somam R$ 160 bilhões. De acordo com as regras do Ministério das Cidades, as novas unidades habitacionais devem ser construídas em áreas urbanas consolidadas ou em expansão. Elas terão acesso a serviços essenciais como rede elétrica, saneamento básico, educação, saúde, comércio e transporte público. As casas térreas terão pelo menos 40 metros quadrados (m²) e os apartamentos e casas sobrepostas devem ter, no mínimo, 41,5 m² de área útil, incluindo varanda e 40 m² de área principal.
No Nordeste, os estados se destacam na nova contratação de moradias. Em Alagoas, serão geradas 1.246 moradias, atendendo à alta demanda habitacional. No Maranhão, 400 novas unidades serão construídas, atendendo a necessidade urgente da população. Pernambuco e Bahia também se destacam, com 336 e 224 novas moradias, respectivamente, ajudando a melhorar a qualidade de vida das famílias.
O Nordeste, portanto, recebe um reforço significativo nas políticas habitacionais, refletindo o compromisso do governo em promover o desenvolvimento regional e garantir moradia digna a todos. Essa ação é uma resposta positiva às demandas de habitação, contribuindo para o bem-estar da população nordestina e estimulando a economia local.