Por:

Aluna do Piauí é selecionada em programa nos EUA

De Caldeirão Grande do Piauí para Washington DC, a capital dos Estados Unidos. Esse será o destino da estudante Ingrid de Castro Silverio, de apenas 17 anos. Aluna do 1º ano do Ensino Médio e do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Waldemar de Moura Santos, ela foi selecionada como a representante do Piauí no Programa Jovens Embaixadores 2025. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Estado Norte-Americano no Brasil e é voltada para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de todo o país, oferecendo intercâmbio de curta duração nos EUA.

Nesta edição, trinta estudantes de diversas partes do Brasil foram escolhidos para participar do programa, que ocorrerá entre os dias 11 e 24 de janeiro. Ingrid, medalhista de prata da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), está ansiosa por essa primeira experiência fora do país e ansiosa para testar suas habilidades em inglês. "Estou muito animada. Será uma ótima oportunidade para praticar meu inglês e conhecer novas pessoas e culturas. Sempre sonhei em ter uma experiência assim. Embora já tenha inglês avançado, a prática com conversas reais será diferente", afirmou.

A estudante passou por nove etapas de avaliação antes de ser selecionada, com critérios que incluem ações de impacto social voltadas ao combate às mudanças climáticas, testes escritos e entrevistas.

Os candidatos precisavam apresentar alternativas para um futuro sustentável. "A conquista da Ingrid é motivo de alegria para todos nós na Seduc. Acreditamos no potencial desses jovens. É gratificante ver como ações como a Seduc Lem impactam a vida dos estudantes. Sem dúvida, ela terá uma experiência única e, ao voltar, compartilhará tudo isso com seus colegas e a comunidade", comemorou Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação. Antes de embarcar para os EUA, Ingrid receberá orientações pré-embarque e realizará a entrevista de visto entre 7 e 10 de janeiro, em Brasília. "Desde que soube do resultado, estou muito empolgada para conhecer o lugar e entender como as pessoas vivem. Quero aplicar esse conhecimento em minha cidade", destacou.

Ao chegar a estudante desembarcará em Washington, onde participará de atividades de integração.