Por:

Maranhão recebe encontro em prol da economia

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), está sediando o Encontro de Gestores Federais e Estaduais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). O evento acontece até amanhã, dia 28 de novembro, no Hotel Luzeiros, em São Luís, reunindo representantes de estados do Nordeste e técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A abertura das atividades ocorreu na última terça-feira (26), com uma visita técnica em Bacabeira, onde os participantes conheceram pontos de distribuição de leite e uma entidade socioassistencial atendida pelo programa. Nos dias seguintes, a programação segue no Hotel Luzeiros. Hoje (27), as palestras e mesas de discussão acontecem das 9h às 17h30, e o último dia, na quinta-feira (28), será encerrado ao meio-dia. O objetivo principal do encontro é promover debates técnicos sobre a execução do PAA Leite. Entre os tópicos abordados estão a prestação de contas, a definição de metodologias para estudo de preços e a preparação para a formalização de novos convênios. O evento também proporciona uma oportunidade de troca de experiências e debates sobre os temas propostos, de forma geral entre os estados participantes e os representantes federais.

Presenças confirmadas

Além das equipes técnicas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe, o encontro conta com a presença de importantes nomes do MDS. Entre eles, Fábio Cool Fornazari, coordenador de Articulação Federativa para o Abastecimento Alimentar, e Raimundo Nonato Lima, diretor do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis.

Importância do
PAA Leite

O PAA Leite é uma importante iniciativa que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, promovendo a compra de leite diretamente de agricultores familiares para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Além de garantir a segurança alimentar dessas famílias, o programa estimula a produção rural, fortalece a economia local nos estados atendidos e incentiva o desenvolvimento sustentável.