Crimes Violentos caem 39,5% em Fortaleza

Crimes Violentos Letais na RMF têm queda em outubro de 2024

Por

Em uma coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (5), no Palácio da Abolição, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou uma significativa redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em outubro de 2024. O número de CVLIs caiu 39,5% em comparação com o mesmo mês de 2023. No estado, a diminuição foi de 8,5%. O governador destacou que esses resultados são frutos de uma maior atuação policial nas ruas, especialmente em dias e horários críticos, e das ações integradas do Comitê de Segurança Pública, que têm mostrado os primeiros sinais de eficácia. "Esse resultado é significativo. Significa que estamos no caminho certo, mas devemos continuar trabalhando para reduzir ainda mais os casos de violência. As ações ostensivas e integradas têm mostrado que, com o fortalecimento das forças de segurança, podemos avançar ainda mais", afirmou Elmano de Freitas. Em Fortaleza, a queda nos CVLIs foi de 14,6%, com 70 mortes registradas em outubro deste ano, contra 82 ocorrências no mesmo período de 2023. Já na RMF como um todo, o número de CVLIs caiu de 81 para 49, o que representa uma redução substancial. Este é o melhor resultado absoluto da RMF desde 2010, um marco importante na luta contra a violência na região. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, também fez questão de reconhecer o trabalho das forças policiais e o apoio do governador na melhoria das condições de trabalho para os profissionais de segurança. "Gostaria de agradecer profundamente aos nossos policiais, que têm se dedicado incansavelmente para combater a violência no Ceará. Também agradeço ao governador Elmano de Freitas por todo o apoio que tem nos dado, garantindo condições adequadas para que nossa equipe trabalhe com dignidade. Esses números mostram que estamos no caminho certo, mas continuaremos a aprimorar nossos processos", afirmou Sá.

Além dos avanços nos CVLIs, o combate à violência contra a mulher também teve resultados positivos em 2024. Nos dez primeiros meses do ano, o Ceará registrou uma redução de 20,5% nos casos de feminicídios, comparado com o mesmo período de 2023. Foram registrados 31 casos de feminicídios entre janeiro e outubro de 2024, contra 39 no mesmo intervalo do ano anterior. Em outubro, a redução foi ainda mais expressiva, com três casos de feminicídio, contra cinco registrados no mesmo mês de 2023, representando uma queda de 40%.

Prêmio Tempo de Justiça

Durante a coletiva, o governador também anunciou a criação do Prêmio Tempo de Justiça, que se trata de uma iniciativa que visa reconhecer os órgãos de segurança pública e do sistema de justiça do Ceará que apresentarem melhor desempenho na investigação, processamento e julgamento dos casos relacionados a crimes dolosos contra a vida com autoria identificada.

O prêmio também será dividido em quatro categorias: Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Segurança Pública.