Mercado de trabalho da Paraíba em pauta

Por

O mercado de trabalho da Paraíba segue em alta em 2024, registrando pelo 8º mês consecutivo saldo positivo de emprego com carteira assinada. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o estado gerou, no mês de outubro, um saldo de 1.660 postos de trabalho, resultado de 19.010 admissões contra 17.404 desligamentos.

Todos os setores econômicos apresentaram saldo positivo em outubro, com destaque para o comércio, que obteve um acréscimo de 777 postos. O setor de comércio tende a crescer no final do ano, o que impulsionou esse resultado. Além disso, outros setores também registraram ganhos, como agropecuária ( 296), indústria ( 284), serviços ( 153) e construção ( 96). Essa diversidade no crescimento de setores mostra a recuperação econômica da Paraíba, que consegue absorver mão-de-obra de diferentes áreas, o que é um bom indicativo de que a economia local está se diversificando e criando novas oportunidades em vários segmentos, tornando o mercado mais resiliente frente a possíveis crises externas.

Com nove meses consecutivos de saldo positivo, a geração de emprego formal na Paraíba, de janeiro a outubro de 2024, somou 25.722 postos. Esse número representa uma expansão de quase 50% em comparação com o saldo acumulado no mesmo período do ano passado, que foi de 17.200 vagas. Esse crescimento expressivo demonstra a recuperação do mercado de trabalho da Paraíba, que vem superando desafios econômicos com boas perspectivas para o futuro, especialmente se o ritmo de geração de empregos continuar nesse nível. No cenário regional, o Nordeste gerou 18.345 postos.