Por:

Governo vai amplia voos internacionais no Nordeste

A governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, participou em Brasília, do lançamento do novo edital do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), uma iniciativa conjunta do Ministério dos Portos e Aeroportos, Ministério do Turismo e Embratur.

Com um investimento inicial de R$ 24 milhões, o programa tem como objetivo aumentar a conectividade aérea da Região Nordeste, atraindo novos voos internacionais e ampliando a oferta de assentos para turistas estrangeiros.

Durante a cerimônia, que ocorreu na sede do Consórcio Nordeste, estiveram presentes o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Celso Sabino (Turismo), além de representantes de estados e do setor turístico. O lançamento do novo edital marca uma etapa importante para o turismo da região, uma vez que o PATI busca estabelecer parcerias público-privadas entre companhias aéreas e aeroportos para atender às necessidades e especificidades locais.

Os resultados do programa-piloto lançado este ano foram considerados expressivos: foram disponibilizados 7,48 milhões de assentos e abertas 19 novas rotas internacionais, com conexões inéditas para destinos como Costa Rica, Marrocos e Aruba. Estados como Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo foram os principais beneficiados.

Entre janeiro e setembro de 2024, o Nordeste registrou um aumento de 37,5% no número de turistas estrangeiros em comparação com o ano anterior, o que demonstra a crescente atratividade da região para o turismo internacional.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância desses números, destacando que o turismo nordestino tem se fortalecido, oferecendo aos visitantes uma vasta gama de opções, como sol, mar, turismo de aventura, roteiros religiosos, gastronomia e uma rede hoteleira ampla e qualificada.

O PATI 2025 trará avanços, com a integração de outras regiões, como Norte e Centro-Oeste, e novos focos de atração. A meta é garantir 500 mil novos assentos e atrair cerca de 200 mil turistas internacionais. Esse projeto visa fortalecer ainda mais o setor, expandindo sua infraestrutura e conectividade, além de gerar um impacto econômico significativo.