Uma ligação, uma mensagem por meio de WhatsApp ou até mesmo uma informação cadastrada no site. Com várias possibilidades, o Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social se mantém como um serviço fundamental e com respaldo para o recebimento de denúncias anônimas realizadas pela sociedade cearense.
No mesmo intervalo, em 2023, o serviço tinha recebido 6.674 manifestações. O resultado já é superior a todo o ano passado, que foi encerrado com 7.127 denúncias. O balanço é da Coordenadoria de Inteligência.
Para o coordenador da Coin/SSPDS, Nelson Pimentel, o resultado mostra que a população cearense já compreendeu a relevância do Disque-Denúncia 181 no combate à criminalidade. "O serviço atende hoje por três canais, três possibilidades de comunicação: o cidadão pode ligar para o 181 e fazer a denúncia de forma verbal, mandar pelo WhatsApp ou pelo nosso site, o E-Denúncia, repassando os dados relativos àquele crime que já aconteceu ou que esteja acontecendo, informações sobre criminosos procurados da Justiça, ou mesmo informando sobre uma situação criminosa que ele esteja vivenciando no local onde mora ou tem conhecimento", detalha.
Do total de denúncias recebidas em 2024, 4.755 são relacionadas a crimes de tráfico de drogas, o que corresponde a 56,2% do total de informações encaminhadas. Em segundo lugar, os crimes de maus-tratos a animais correspondem a 19,3% das denúncias, com 1.631 informações recebidas.A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais.