Por:

Alagoano vence prêmio de Psiquiatria Torrent/Tysa

Alagoas é destaque quando o assunto é ciência. Pela sexta vez, em nove edições consecutivas, mais um egresso do Programa Unificado de Residência Médica em Psiquiatria, desenvolvido pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas e pela Universidade Federal de Alagoas, venceu a etapa regional do prêmio Torrent/ Tysa, idealizado pela Universidade de São Paulo (USP).

O psiquiatra Renan Vieira foi um dos vencedores. O profissional, que teve seu primeiro contato com a especialidade ainda nas aulas do internato realizadas no Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), está concluindo este ano a residência médica pela Uncisal. Para o prêmio, ele concorreu com todos os residentes do último ano de programas de residência médica em Psiquiatria de todo o Brasil, inscritos no curso TYSA, promovido pelo Departamento de Psiquiatria da USP.

O médico foi submetido a avaliações periódicas, sendo o residente vencedor da região Nordeste. "Esta premiação tem um significado muito especial para mim, pois vai além de certificações", destaca o psiquiatra, pontuando que o reconhecimento lhe confere a participação no Congresso de Clínica Psiquiátrica 2026.

Para Renan Vieira, a conquista representa muito mais que um mérito profissional, mas reforça o valor da dedicação ao longo da Residência e da busca constante pela excelência no cuidado à Saúde Mental. O médico ressalta, ainda, que as experiências realizadas no HEPR foram fundamentais para essa conquista. "O hospital, sendo o único psiquiátrico do Estado, nos expõe a casos extremamente graves, muitas vezes raros, vindos de diversas regiões de Alagoas, incluindo as mais remotas", evidencia.

De acordo com o especialista, o acompanhamento diário nas enfermarias do HEPR, lhe permitiu uma vivência única, contribuindo para diminuir a distância entre teoria e prática.

"Esse estudo também é enriquecido pela observação das complexidades individuais dos pacientes, o que auxilia para a compreensão mais profunda e humanizada da Psiquiatria", enfatizou Renan Vieira, afirmando que o Portugal Ramalho não apenas proporciona um ambiente de aprendizado rico, mas também desafiador, valorizando a integração e o apoio entre os residentes e preceptores.