Por:

Piauí obtém R$ 250 mi para ações de turismo

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei nº 77/2024, autorizando o Governo do Piauí a contratar um empréstimo de R$ 250 milhões (aproximadamente 39 milhões de euros, conforme o câmbio atual) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com garantia da União. O crédito financiará o Projeto Piauí Verde e Sustentável, destinado a fortalecer o turismo sustentável no estado e melhorar a infraestrutura turística.

Segundo a Mensagem nº 131, enviada pelo governador Rafael Fonteles, os recursos serão investidos em ações como a melhoria da infraestrutura turística, sustentabilidade ambiental em unidades de conservação e capacitação dos órgãos responsáveis pela implementação dessas políticas públicas.

"O objetivo é garantir o aprimoramento da infraestrutura turística, promover a educação ambiental, capacitar profissionais, apoiar o turismo de base comunitária e incentivar a preservação do patrimônio natural. Isso inclui sinalização e conservação de trilhas, além de elaborar planos, programas e estudos voltados ao desenvolvimento sustentável do setor", explicou Fonteles.

O governador destacou que o financiamento ajudará a modernizar a gestão pública, solucionar gargalos estruturais e ampliar os benefícios sociais e econômicos. "Com esse projeto, o governo poderá avançar em políticas que promovam a eficiência administrativa", afirmou. O Piauí possui ecossistemas preservados, patrimônio histórico e cultural relevantes e grande potencial turístico. O projeto busca equilibrar a atividade turística com preservação ambiental, beneficiando comunidades locais e minimizando impactos negativos. O Projeto de Lei seguiu para sanção do governador Rafael Fonteles, que aconteceu na última quarta-feira.