O design pode ser uma linguagem inovadora, capaz de conectar mundos aparentemente distantes. Para o designer alagoano Paulo Accioly, essa conexão tem sido feita de maneira única, trazendo a tradição do bordado filé para o universo do design gráfico e da tipografia.
Em um projeto que mescla arte, cultura popular e design contemporâneo, Paulo busca ressignificar a relação das pessoas com o artesanato nordestino, especialmente com o bordado filé, um dos maiores símbolos da cultura alagoana.
"ABC do Filé"
O projeto "ABC do Filé" nasce de uma fusão criativa entre design e o bordado filé, técnica do século XIX usada em enxovais e peças decorativas.
A proposta de Paulo é criar uma fonte tipográfica onde cada letra do alfabeto é formada por pontos de bordado filé, permitindo "escrever com o bordado". A ideia busca resgatar e modernizar a técnica, trazendo-a para novas formas de expressão e possibilitando novas formas de consumo, como decoração, moda e produtos personalizados.
"Eu queria algo simples de usar, que permitisse até quem não tem muito contato com o bordado possa fazer e criar com as filezeiras", explica Paulo. Ele desenvolveu o projeto com Petrucia Lopes, liderança das bordadeiras, observando o trabalho de outras artesãs e aliando o design à tradição do filé.
Processo criativo
O processo criativo envolveu muito estudo e interação com as artesãs. "Elas já usavam o design em suas produções, então a ideia do projeto surgiu naturalmente", afirma Paulo.
Em 2024, o projeto estreitou laços com a marca FOZ, criada pelo designer alagoano Antônio Coelho, uma grande inspiração para Paulo.
O maior desafio foi convencer os outros sobre a viabilidade do projeto. "A ideia parecia louca, mas, depois de mostrar como funcionava, as pessoas entenderam", conta Paulo. O projeto visa dar nova vida ao bordado filé como uma fonte de renda para as bordadeiras, oferecendo novas possibilidades de consumo e capacitação. "Queremos que as filezeiras se sintam empoderadas e explorem o filé de maneira profissional", diz Paulo, que planeja expandir o projeto.