Em comunicado emitido nesta terça (17), a Fitch Ratings, agência de avaliação de risco, reafirmou a posição de Alagoas em 'BB', que indica a capacidade de pagamento do Estado com perspectiva estável. De acordo com a Fitch, o cenário externo instável poderia prejudicar o rating de Alagoas, mas o forte desempenho de receita estadual colabora pela manutenção da nota. Também foram mantidas as notas nacionais de longo prazo em 'AAA (bra)' e de curto prazo em 'F1 (bra)'.
"A avaliação da Fitch reconhece a resiliência fiscal de Alagoas, mesmo diante de desafios como o atual ciclo de alta da taxa Selic, que tem um impacto nas finanças de todos as unidades da Federação", explica a secretária estadual da Fazenda, Renata dos Santos.
A Fitch também reconheceu os esforços do Governo alagoano no controle das despesas, uma vez que as taxas de crescimento apontam estabilidade. Foi ainda ressaltado que "o Estado está em dia com sua folha de pagamento e não possui atrasos significativos no pagamento a fornecedores".
Em 2024, aponta o relatório, o STF emitiu uma decisão final em um processo judicial entre Alagoas e o Governo Federal, o que levou a um acréscimo de R$ 1,2 bilhão na dívida do Estado. "Temos o controle da dívida, mas acabamos sofrendo com a incorporação de um valor decorrente de ação judicial de governos passados", comenta Renata.