Piauí é destaque em IA na Nordeste Tech

Por

A Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação participou do Nordeste Tech GameXP, realizado no último fim de semana no Centro de Convenções de Teresina. O evento, que reuniu gamers, fãs da cultura geek e entusiastas da tecnologia, foi palco para a SIA apresentar seus projetos e reforçar o protagonismo do Piauí na área de inteligência artificial. Yasmin Lima, coordenadora de Popularização da Ciência da SIA, destacou a importância da participação no evento para aproximar a tecnologia da população: "Somos a primeira Secretaria de Inteligência Artificial da América Latina.

Queremos ampliar o entendimento sobre como a IA transforma a gestão pública e melhora o atendimento à sociedade, além de inspirar jovens e servidores públicos". O Piauí é pioneiro no Brasil ao criar uma secretaria exclusiva para tratar de IA.

O estado também foi reconhecido pela Unesco como o primeiro nas Américas a implementar o ensino de inteligência artificial na educação básica. Desde o início de 2024, mais de 120 mil estudantes da rede estadual cursam a disciplina obrigatória de IA, integrada ao currículo do 9º ano e do ensino médio.

Durante o evento, a SIA, em parceria com a Investe Piauí, apresentou projetos voltados à educação, economia digital e ciência no estande interativo. A ação atraiu grande público, destacando o compromisso do estado com a inovação tecnológica e inspirando novas gerações a se envolverem com o futuro digital. O Nordeste Tech consolidou-se como uma vitrine para o avanço tecnológico regional, com o Piauí reafirmando seu papel como referência em inteligência artificial e transformação digital.