Rota Fortaleza-Santiago tem 80% de ocupação

Latam lança nova linha com alta demanda no voo inaugural

Por

Foi inaugurado no último final de semana a nova rota Fortaleza-Santiago. Com 140 passageiros a bordo, o voo inaugural alcançou uma impressionante taxa de ocupação de 80%.

A cerimônia de corte de fita aconteceu antes do embarque no Aeroporto de Fortaleza, com a presença de autoridades como Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará; Bruno Gaspar Marques, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna do Ceará; Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil; e Pedro Navega, gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil.

Com a nova rota, a companhia prevê transportar até 14,5 mil passageiros anualmente entre Brasil e Chile. Esta operação se junta a outras sete rotas regulares da companhia, que já inclui voos diretos de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre para Santiago. Também será reaberta a rota Porto Alegre-Santiago em janeiro de 2024.

A duração média do voo entre Fortaleza e Santiago é de 6 horas e 20 minutos, com voos de Fortaleza aos sábados, partindo às 14h45 (hora local), e voos de retorno de Santiago aos domingos, com partida às 6h00 (hora local). Comparado a uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a nova rota reduz em três horas o tempo total de viagem entre as duas capitais.

As passagens já estão disponíveis para compra no site da empresa e outros canais de vendas. Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil, destacou a facilidade que a nova rota traz não apenas para Santiago, mas também para destinos adicionais, como Auckland, Sydney, Melbourne, e outras cidades no Chile, como Ilha de Páscoa, Calama, Punta Arenas e Puerto Montt.

"Essa conexão facilita o turismo dos brasileiros no Chile e no outro lado do mundo, além de abrir oportunidades para que os turistas internacionais descubram as belezas do Nordeste brasileiro", comentou Macedo.

Hub

O Aeroporto de Fortaleza é o principal hub da empresa aérea no Nordeste, com voos diretos para 12 destinos domésticos no Brasil e uma rota internacional para Miami. De janeiro a outubro de 2023, o aeroporto transportou cerca de 60 mil passageiros internacionais, evidenciando seu papel estratégico para o fluxo turístico da região. Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará, comemorou a chegada da nova rota, afirmando que ela representa um marco na conexão do Ceará com a América do Sul.