Sergipe reduz taxa de analfabetismo

Por

Sergipe alcançou um marco significativo ao se posicionar como o quarto estado do país com maior redução de analfabetismo entre pessoas privadas de liberdade, conforme dados recentes do Sistema Nacional de Informações Penais , ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro.

O avanço reflete o compromisso do Estado em promover a reintegração social por meio da educação, com ações coordenadas entre a Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor e o setor de Educação.

Segundo os dados da plataforma nacional, de janeiro a julho de 2023, foram contabilizados 325 apenados analfabetos em todo sistema penitenciário sergipano. Em 2024, no mesmo período, esse número caiu para 239, apresentando uma taxa de redução de analfabetismo de 26,46%. De acordo com a secretária de Justiça, Viviane Pessoa, o resultado é fruto de uma estratégia integrada entre educação e reintegração social no sistema prisional, voltada para a promoção de novas oportunidades para indivíduos em situação de detenção.

"A educação é uma das ferramentas mais poderosas para transformar vidas e prevenir a reincidência criminal. Em Sergipe, estamos investindo em programas que não apenas garantem o direito à alfabetização, mas também criam oportunidades reais de mudança para os internos. Este resultado nos enche de orgulho e reforça compromisso em ampliar iniciativas", afirmou.

Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o dado positivo reflete as atividades em conjunto do governo para garantir que todos tenham acesso à educação.