BNDES e Consórcio Nordeste em acordo

Por

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio Nordeste (CNE) assinaram, na última semana um acordo de cooperação técnica com o objetivo de apoiar a criação e estruturação de projetos e políticas públicas na região Nordeste do Brasil.

A parceria, formalizada em Natal, contempla ações para o intercâmbio de informações e experiências, além da promoção de estudos e ações de capacitação nas áreas estratégicas de desenvolvimento regional.

A iniciativa busca, entre outras ações, contribuir para a preservação e restauração do bioma Caatinga, promover o desenvolvimento sustentável no semiárido, apoiar a agricultura familiar e aumentar a produtividade e a capacidade de comercialização do setor.

A ampliação dos canais de acesso ao crédito, o estímulo ao cooperativismo e a diversificação da produção também fazem parte das diretrizes do acordo, que tem como foco a redução das vulnerabilidades sociais e os impactos das mudanças climáticas na região. A parceria entre as entidades ocorre em um momento de crescimento expressivo nos investimentos no Nordeste. Nos últimos quatro anos, as aprovações de crédito do BNDES para a região aumentaram 45%, passando de R$ 12 bilhões em 2020 para R$ 17,5 bilhões em 2023. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelas micro, pequenas e médias empresas, que representaram 51% das aprovações, enquanto 43% do crédito foi destinado às grandes empresas.

O Consórcio Nordeste, que congrega os nove estados da região, representa uma população de aproximadamente 55 milhões de habitantes, o que equivale a 27% da população brasileira.