Por:

Evandro Leitão promete extinguir taxa do lixo

Extinguir uma taxa hoje cobrada de R$ 3,81 por cada área edificada será a primeira tarefa do novo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Ele fez a promessa ao tomar posse nesta quarta-feira (1). Ele afirmou que esse será o primeiro ato da sua administração, a ser assinado nesta quinta-feira (2).

Evandro Leitão é o único prefeito do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele substitui José Sarto, do PDT, que já teve apoio dos petistas. No Ceará, porém, as duas correntes acabaram se dividindo após a briga dos irmãos Gomes. Ciro Gomes, que permaneceu no PDT, rompeu com o PT. O senador Cid Gomes mudou de partido, foi para o PSB, e apoia o governo Lula.

Desigualdade

Em seu discurso de posse, Evandro Leitão que sua "missão" será reduzir a desigualdade social.

"Nos sentimos abraçados pela honrosa missão de gerir a nossa amada cidade pelos próximos quatro anos", afirmou o novo prefeito. "Transformar Fortaleza em uma só, sem o muro da desigualdade que maltrata tantas famílias. Temos convicção de que essa é a missão de nossas vidas".

Evandro Leitão assume a prefeitura de Fortaleza aos 57 anos.

Era deputado estadual e, até o ano passado, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Formado em Economia e Direito, é servidor público, auditor adjunto da Secretaria de Fazenda do estado.

PSD

Na prefeitura, Evandro fará uma aliança pelo centro, com o PSD, partido presidido por Gilberto Kassab, que poderá ser o principal fiel da balança nas próximas eleições presidenciais. Kassab balança entre o apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de quem é secretário do Governo, e o apoio a Lula (o PSD tem três ministérios no governo.

A vice de Evandro Leitão, Gabriella Aguiar, de 34 anos, é do PSD. Ela é médica geriatra e também deputada estadual.

Além da vice-prefeitura, Gabriella assumirá a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza.

Evandro Leitão venceu em segundo turno uma eleição apertada,contra o também deputado estadual André Fernandes (PL). Ele teve 50,38% dos votos contra 49,62 dados a Fernandes.