O Planetário Rubens de Azevedo, parte integrante do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, apresenta uma programação diversificada para o mês de janeiro, com destaque para duas novas sessões: "Os Sons do Oceano Cósmico" e "Nascimento e Morte das Estrelas - Eta Carinae, uma Estrela Especial".
Segundo informado pelo governo estadual, exibições, que incluem recursos modernos, estão abertas ao público de todas as idades, com atividades gratuitas e ingressos para outras sessões a preços acessíveis.
A sessão "Os Sons do Oceano Cósmico", acessível a pessoas com cegueira, usa sons especiais para criar uma experiência sensorial única ao explorar o Sistema Solar e seus planetas. A exibição foi criada para promover uma compreensão lúdica dos astros e é um exemplo de como a tecnologia pode ser inclusiva.
Já "Nascimento e Morte das Estrelas - Eta Carinae, uma Estrela Especial" oferece uma abordagem científica, com imagens em alta resolução do universo, abordando a origem e o fim das estrelas, incluindo a própria Eta Carinae.
Além das exibições, o planetário oferece eventos gratuitos como a "Noite das Estrelas", que acontece no dia 7 de janeiro. Nesse evento, os visitantes terão a oportunidade de observar o céu por meio de telescópios, visualizando planetas, nebulosas e a lua.
Também está programada a atividade "Música nas Estrelas", uma experiência sonora que combina a observação do cosmos com trilhas musicais.
Para quem busca uma imersão mais profunda no tema, o evento "Momentos Cósmicos" acontece até 18 de janeiro, com encontros educativos sobre o universo, ministrados pelo professor Dermeval Carneiro.
O Planetário
O Planetário Rubens de Azevedo mantém sua oferta regular de sessões lúdicas voltadas para crianças, jovens e adultos. As sessões diárias incluem temas sobre fenômenos astronômicos, com destaque para os eventos inéditos deste mês.
Aos sábados e domingos, a programação se inicia às 17h e se estende até as 20h, com diferentes exibições em horários alternados. Os ingressos estão disponíveis para compra online e na bilheteira do centro cultural. As escolas públicas também podem agendar visitas gratuitas, com programação especial para grupos de estudantes.