Por:

Número de vítimas de latrocínios cai 28% no Piauí

O Piauí encerrou o ano de 2024 com o menor número de vítimas de latrocínio desde 2015. Foram 18 casos registrados, representando uma redução de 28% em relação a 2022, quando ocorreram 25 crimes do tipo. Em 2015, o número foi mais do que o dobro: 47 ocorrências, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

A queda nos índices é atribuída a um conjunto de medidas estratégicas das forças de segurança, com foco no combate aos roubos. O gerente de análise criminal e estatística da SSP-PI, João Marcelo Brasileiro de Aguiar, destacou a relação entre a redução dos roubos e a diminuição dos latrocínios. "Em 2024, tivemos uma redução de 39,8% no número de roubos em comparação a 2022, alcançando o menor índice desde 2015. Isso demonstra que as ações integradas estão funcionando", afirmou.

O número de roubos caiu pela metade em menos de uma década. Em 2015, o Piauí registrou 24.957 roubos. Em 2024, foram contabilizados 12.424 casos.

Projeto de recuperação

Entre as iniciativas que contribuíram para a redução dos roubos está o projeto de recuperação de celulares, desenvolvido pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) da SSP-PI. Desde a implementação do programa, os roubos de celulares diminuíram 41% em 2024, comparados a 2022. Além disso, mais de 10 mil aparelhos foram recuperados.

O secretário da Segurança Pública do Estado, Chico Lucas, destacou a eficiência do projeto, que se tornou referência nacional. "Esse projeto simples, mas altamente eficiente, impacta diretamente a vida das pessoas. O roubo de celulares é um dos crimes mais comuns e, muitas vezes, está relacionado a crimes graves, como o latrocínio. Recuperar esses aparelhos protege vidas e aumenta a sensação de segurança", afirmou.

Segurança e integração

Especialistas apontam que o sucesso das medidas adotadas no Piauí se deve à integração entre as forças de segurança, a análise estratégica de dados criminais e o uso de tecnologias para monitoramento e recuperação de bens. O trabalho coordenado entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a SSP-PI tem sido fundamental para consolidar os resultados alcançados.