Por:

Aplicação da IA já é realidade, não uma promessa

Por Junior Selbach*

A Inteligência Artificial (IA) é uma das áreas mais promissoras e desafiadoras da ciência da computação, que busca criar sistemas capazes de simular o raciocínio, a aprendizagem e a percepção humanas. A IA tem sido aplicada em diversos domínios, como saúde, educação, segurança, entretenimento, finanças e outros, trazendo benefícios e oportunidades para indivíduos, organizações e sociedade.

Apesar dos avanços e das conquistas da IA, ainda há quem questione o seu potencial e da sua efetividade. Alguns argumentam que as empresas fazem promessas exageradas sobre a tecnologia e que os resultados reais só serão vistos daqui a uma década ou mais. Outros especialistas também têm afirmado que o consumidor pouco viu a promessa da IA se concretizar, para além do chat. Essa visão é equivocada e ignora as evidências e os fatos que mostram que a IA já é realidade, e não apenas uma promessa.

A tendência é que cada vez mais a tecnologia seja incorporada nos diferentes setores da economia. O estudo Forecast Analysis: Artificial Intelligence Software, 2023-2027, Worldwide, da consultoria norte-americana Gartner, aponta que os gastos globais em softwares de IA aumentarão de US$ 124 bilhões em 2022 para US$ 297 bilhões em 2027 e o mercado crescerá a uma taxa de anual de 19% nos próximos anos.

A inteligência artificial é usada no Brasil por pequenas a grandes empresas em setores como a indústria de transformação; construção; comércio; transporte, armazenagem e correio; alimentação; comunicação; nas artes, cultura, esporte e recreação, entre outros serviços.

Segundo uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), de 2023, 47% das empresas brasileiras já usam a IA nos processos de marketing e vendas; 32% na produção; 37% na organização administrativa e de negócios; 39% na gestão; 32% na logística; 43% na segurança digital; e 34% na gestão de recursos humanos e recrutamento.

A IA já gera benefícios ao setor produtivo, mas antes de escolher qual das tecnologias adotar é necessário entender qual "dor" precisa ser eliminada. Isso pode não ser uma tarefa simples e buscar um parceiro torna o processo mais fácil e ajuda a economizar centenas de milhares de reais e meses de trabalho.

*CEO da Selbetti Tecnologia