A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançaram um edital estratégico para promover e fortalecer o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
O investimento total será de R$ 4,92 milhões, destinados ao apoio de nove projetos inovadores que visam enfrentar os principais desafios que as micro, pequenas e médias empresas dessas regiões enfrentam, como a logística, a capacitação digital e a comunicação online eficaz.
O processo seletivo será realizado em duas fases. Na primeira etapa, será feita a seleção de 20 projetos, com um para cada unidade da federação das regiões contempladas, sendo cada um deles beneficiado com um valor inicial de R$ 380 mil.
Na segunda fase, nove desses projetos serão escolhidos para receber apoio financeiro adicional de R$ 500 mil, com direito a acompanhamento técnico especializado por um ano. A intenção é proporcionar condições para que esses projetos ganhem escala, gerando impactos mais expressivos na economia digital local.
O edital E-commerce.BR é uma iniciativa da ABDI e do MDIC que visa premiar soluções inovadoras que possam contribuir para a superação das barreiras que dificultam o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas no Brasil. A principal meta do programa é incentivar a digitalização dos negócios, promovendo a inclusão dessas empresas em um cenário cada vez mais competitivo, sem que precisem enfrentar sozinhas os altos custos de adaptação ao e-commerce.
As inscrições para o edital estão abertas até 17 de fevereiro deste ano. Podem participar Redes de Inovação, formadas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de nível estadual, distrital ou municipal. Essas redes devem atuar em apoio a micro, pequenas ou médias empresas situadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com o objetivo de desenvolver soluções que melhorem a competitividade.
Segundo dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, em 2023 o comércio eletrônico no Brasil movimentou impressionantes R$ 196,1 bilhões, o que representou um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.