Um levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública atestou que o estado de Sergipe é o quarto mais competitivo do Nordeste. O estudo analisou dez atributos econômicos e sociais para avaliar a gestão pública e serve de parâmetro para o setor privado realizar possíveis investimentos. Em 2022, Sergipe ocupava a sétima colocação no ranking da região.
Nos últimos dois anos, o estado apresentou avanços em cinco pilares: solidez fiscal, infraestrutura, potencial de mercado, inovação e sustentabilidade ambiental. No quesito solidez fiscal, que avalia as condições fundamentais para o crescimento sustentado de longo prazo, o estado saltou do 17° para o 11° lugar.
Para os cálculos, foram utilizados indicadores que levaram em conta a taxa de investimentos, regra de ouro, solvência fiscal, sucesso do planejamento orçamentário, dependência fiscal, resultado primário, gasto com pessoal, índice de liquidez e poupança corrente.
Já no quesito infraestrutura, que avalia aspectos como a existência de redes de rodovias, energia e telecomunicações, o estado saiu da décima quinta colocação, em 2022, para a nona em 2024.
Em relação ao potencial de mercado, indicador que mede o tamanho do mercado consumidor, a taxa de crescimento anual do Produto Interno Bruto e o crescimento potencial da força de trabalho, Sergipe avançou da 24ª colocação para a 15ª nos últimos dois anos.